quarta-feira, 20 de maio de 2009
Oralidade e Escrita
A partir da leitura do texto: "Oralidade e escrita", pude refletir na influência da fala no processo de alfabetização. A criança desde muito cedo se apropria de formas de linguagem para estabelecer comunicação com os outros.O texto descreve etapas e tipos de conversação e de produção textual.Se o professor utilizar o conhecimento e o interesse da criança pelas formas de comunicação, a alfabetização se tornará muito mais eficaz, a criança aprenderá não somente a decodificar palavras, mas sim a entender e questionar o que foi lido ou ouvido por ela.Com o exercício reflexivo pude me aprofundar nas questões abordadas pelos autores, entendi que para que a conversação exista é necessária uma organização conversacional onde os participantes devem se adequar ao tipo de situação e ao assunto discutido.Existem diversas formas de conduzir uma conversação, este é um ponto importante para o professor que poderá utilizar esse recurso para interagir de forma positiva com seus alunos.O texto fala que na organização da fala e da escrita há elementos que constituem o processo conversacional, diz que a atividade conversacional é um processo que ocorre durante a interação onde existe um envolvimento entre os participantes, gerando assim uma organização (através da fala) para que seja feita posteriormente uma produção textual coerente. Para Ventola as variáveis que compõem o modelo de organização conversacional são: Tópico ou assunto: é o meio pelo qual se estabelece o tema que será tratado com os participantes, mantendo o canal de conversação entre os mesmos. Tipo de situação: dependendo da situação em que a conversação está ocorrendo, poderão haver estímulos externos onde a mesma ficará suscetível à influências visuais, verbais e não verbais, que afetarão diretamente a conversação. Papéis dos participantes: a fala poderá ser adaptada ao contexto no qual os participantes da conversação estão inseridos. Modo do discurso: de acordo com o objetivo da interação a maneira que o interlocutor irá se expressar irá variar. Meio do discurso: é o meio pelo qual a comunicação irá se estabelecer . Para Dittmann as características básicas são: interação entre pelo menos dois falantes; ocorrência de pelo menos uma troca de falantes; presença de uma seqüência de ações coordenadas; execução num determinado tempo; envolvimento numa interação centrada. Essas características nos mostram que para haver a conversação é necessário organização, conhecimentos e habilidades para que os participantes possam interagir e interferir no texto conversacional. A autora coloca de forma explícita a necessidade de coesão e coerencia referencial e sequencial que se diferenciam porque a coerencia referencial consiste na repetição de palavras que ocorre durante a conversação, e a sequencia consiste em dar sequência ao assunto.