Na aula em que tratamos sobre esse texto o professor fez diferente...
Através de brincadeiras ele fez com que toda turma interagisse e participasse da aula, tirando dúvidas, refletindo sobre o texto e dando idéias sobre o assunto.
O texto inicia falando sobre a diferença entre construtivismo e sócio-construtivismo, ao ler fiquei um pouco confusa, mas durante a aula pude entender que no sócio-construtivismo o conhecimento é construído baseado na realidade do aluno, valorizando o que o aluno já sabe, ele vai além da visão cognitiva.
A autora diz que independente da base familiar que o aluno teve, todos são capazes de aprender e todos trazem consigo uma bagagem de informações que poderá ser aproveitada.
Ela cita diferentes contextos de alfabetização que podem ser utilizados na aula:
- Da relação entre ações e objetos;
- De observar ações dos adultos;
- De escutar a leitura em voz alta;
- De escrever em “voz alta”, ditando ao professor;
- De perguntar e receber respostas;
- De produzir textos longos.
Com isso ela quer mostrar que a alfabetização é contínua e que é profundamente influenciada pelos estímulos que a criança recebe, se a escola tiver um ambiente alfabetizador a criança se sentirá estimulada a aprender em diferentes contextos.