O texto fala sobre como a alfabetização está ligada a identidade social e como as crianças nessa fase “de alfabetização” estão se socializando como leitores.
Muito importante a fala da autora quando esta relata que os professores deveriam investigar as práticas de leitura e escrita das crianças no contexto de sua comunidade, e não apenas ensinar a decodificar as palavras.
A escola deveria ser o lugar mais preparado para o processo de ensino-aprendizagem, pois esta a partir da realidade do aluno deveria fazer atividades intencionais indicando o melhor caminho para o desenvolvimento da criança, para isso ,a escola deve utilizar o contexto de alfabetização familiar do aluno como ponto de partida para a aprendizagem, pois quando “o contexto de alfabetização familiar se parece com o contexto de alfabetização escolar, a transição é mais fácil para os meninos e meninas.” (pág. 86).
A realidade sociolingüística da criança exerce forte influência sobre o seu processo de alfabetização inicial, os professores por sua vez devem estar sensíveis ao contexto social que seu aluno vive.
Durante sua explicação o professor utilizou o exemplo do personagem Chico Bento para exemplificar os diferentes contextos lingüísticos que nossos alunos podem viver, a maneira que ele fala para o seu contexto não é errada, porém em um ambiente escolar ou em um lugar mais formal estará errado, é importante mostrar aos alunos a maneira correta de se expressar escrita ou oralmente de acordo com a situação vivida, mostrando que até o certo e o errado dependerá do contexto.
Gostei muito desse texto, ele complementou muito bem o texto 3...
As aulas sobre alfabetização têm sido muito esclarecedoras e tem me mostrado que ser professor realmente é um desafio muito grande, mas que se respeitarmos nossos alunos e fizermos nosso trabalho de forma séria e inovadora, aos poucos, a começar em nós, poderemos mudar a situação educacional do nosso país.
Muito importante a fala da autora quando esta relata que os professores deveriam investigar as práticas de leitura e escrita das crianças no contexto de sua comunidade, e não apenas ensinar a decodificar as palavras.
A escola deveria ser o lugar mais preparado para o processo de ensino-aprendizagem, pois esta a partir da realidade do aluno deveria fazer atividades intencionais indicando o melhor caminho para o desenvolvimento da criança, para isso ,a escola deve utilizar o contexto de alfabetização familiar do aluno como ponto de partida para a aprendizagem, pois quando “o contexto de alfabetização familiar se parece com o contexto de alfabetização escolar, a transição é mais fácil para os meninos e meninas.” (pág. 86).
A realidade sociolingüística da criança exerce forte influência sobre o seu processo de alfabetização inicial, os professores por sua vez devem estar sensíveis ao contexto social que seu aluno vive.
Durante sua explicação o professor utilizou o exemplo do personagem Chico Bento para exemplificar os diferentes contextos lingüísticos que nossos alunos podem viver, a maneira que ele fala para o seu contexto não é errada, porém em um ambiente escolar ou em um lugar mais formal estará errado, é importante mostrar aos alunos a maneira correta de se expressar escrita ou oralmente de acordo com a situação vivida, mostrando que até o certo e o errado dependerá do contexto.
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As aulas sobre alfabetização têm sido muito esclarecedoras e tem me mostrado que ser professor realmente é um desafio muito grande, mas que se respeitarmos nossos alunos e fizermos nosso trabalho de forma séria e inovadora, aos poucos, a começar em nós, poderemos mudar a situação educacional do nosso país.