quarta-feira, 6 de maio de 2009

Atividades para serem desenvolvidas com crianças de três anos.




Desenvolver habilidades lingüísticas e cognitivas:
Pedir para as mães anteriormente mandarem fotos 3 x 4 dos alunos para que sejam feitas plaquinhas com o nome e a foto de cada um, esse material será utilizado durante a atividade.
Fazer um cartaz com a letra da música “A canoa virou” colando figuras ao lado das palavras: canoa, peixinho e fundo do mar, deixando o espaço do nome vago (com velcro) para que quando a música for cantada os nomes possam ser substituídos.
As plaquinhas serão colocadas lado a lado para que a própria criança procure sua foto com seu nome propiciando uma identificação.
A professora ensinará a música a seus alunos e juntos eles cantarão o número de vezes que for necessário.
Através dessa atividade o aluno desenvolve o conhecimento lingüístico por intermédio do seu nome e as habilidades cognitivas através da aprendizagem da letra da música.


Letra da Música: A canoa virou.
Se a canoa virou, Vou deixá-la virar, foi por causa ( nome do aluno) que não soube remar, Se eu fosse um peixinho, E soubesse nadar, Eu tirava ( nome do aluno) do fundo do mar.


Desenvolver a compreensão da leitura; desenvolver a interpretação; comparar textos novos com textos já conhecidos:
A atividade será realizada inicialmente com a história da Chapeuzinho vermelho, onde a mesma será contada pela professora, logo em seguida os alunos em roda recontarão um de cada vez a história e farão uma observação (do jeitinho deles) daquilo que mais lhes chamou a atenção.
Em um outro dia será contada a história da Branca de neve e os sete anões, logo em seguida os alunos em roda recontarão um de cada vez a história e farão uma observação (do jeitinho deles) daquilo que mais lhes chamou a atenção. Ainda em roda a professora estimulará os alunos a lembrarem da história da Chapeuzinho vermelho comparando com a da Branca de neve com perguntas do tipo: Quem comeu a maça? O Lobo mau está em qual das histórias? Para que os alunos possam perceber e comparar as diferenças e semelhanças entre os textos.
Esta atividade tem como objetivo desenvolver a interpretação e a compreensão da leitura de textos e o nível de comparação entre textos distintos.


Desenvolver a memorização:
A professora terá em mãos o desenho de quatro animais: gato, cachorro, pato e cavalo, estes serão colocados no quadro em uma ordem determinada pela professora.
A mesma perguntará aos alunos o nome de cada animal para que primeiro seja feita a identificação dos animais, logo após, a professora juntamente com os alunos irá pegar imagens iguais as que estão no quadro para fazer um pareamento das imagens na mesma ordem em que estão no quadro.
Depois do pareamento, a professora irá repetir juntamente com a turma a ordem dos animais para que essa seja memorizada pelos alunos.
As imagens pareadas serão embaralhadas pela professora enquanto a fileira original que está no quadro será tampada de forma que os alunos não consigam visualizar. Com a ajuda e incentivo da professora os alunos irão utilizar as imagens embaralhadas para tentar lembrar a ordem original que os animais estavam, montando assim uma nova fileira.
A fileira original será descoberta fazendo com que os alunos percebam se ordem que eles montaram está correta, havendo erros a atividade será repetida até a ordem ser montada de forma correta.
Essa atividade visa estimular e trabalhar o desenvolvimento da memorização da criança de uma forma lúdica.

Estimular a pronuncia clara dos sons; perceber os sons da língua:
A professora colocará a música: “Orquestra legal” para os alunos ouvirem, a música será repetida algumas vezes. Logo após a professora terá em mãos as figuras dos animais citados na música: pintinho, galinha, papagaio, pato e cachorro e estimulará os alunos a lembrarem dos sons ouvidos na música, então perguntará aos alunos qual é o som que cada animal emite. Ex: Qual é o som que o pintinho faz? R: piu, pui, piu, piu.
Com essa atividade os alunos serão estimulados a pronunciar os sons, identificando-os com cada animal.


Letra da Música: Orquestra legal
Do ovo saiu o pintinho piu, piu, piu, piu... A mãe é a galinha carijóco-coró,có-có-có-có piu, piu, piu, có-có-có-có Cantava o pintinho e a galinha carijóo papagaio tagarela curupaco, curupaco, curupaco qué, qué, qué, qué... curupaco, curupaco, curupaco O cachorro faz "au-au"e "miau" faz o gato piu, piu, piu... coró-có-có curupaco, curupaco, qué, qué, qué miau, miau, miau au, au, au Todos bichos naorquestra bem legal.

Reconhecer a ortografia das palavras:
Para que essa atividade aconteça, é necessário que o alfabeto esteja exposto em sala de aula desde o inicio do ano letivo e que cada aluno tenha um cartão com seu nome fixado sobre a carteira que ele ocupa.
A partir disso, a professora irá recolher esses cartões e mistura, pedindo que os alunos reconheçam e peguem novamente o cartão que se refere ao seu nome.
O objetivo desta atividade é estimular o aluno a reconhecer a ortografia, utilizando como recurso inicial o seu nome, já que essa é a melhor maneira de iniciar o processo de alfabetização com a criança.

Distinguir a pronúnicia de alguns sons da língua, tais como:t/d, f/v, p/b, q/g que são muito parecidos: Para esse objetivo não encontramos atividade.