quarta-feira, 6 de maio de 2009

Diferença entre Gênero textual e Tipologia textual

O autor Travaglia define Tipologia Textual como aquilo que pode instaurar um modo de interação, uma maneira de interlocução, segundo perspectivas que podem variar. Essas perspectivas podem, segundo o autor, estar ligadas ao produtor do texto em relação ao objeto do dizer quanto ao fazer/acontecer, ou conhecer/saber, e quanto à inserção destes no tempo ou no espaço. São exemplos de tipologia textual: narração, descrição, argumentação, injunção e exposição.
Ele também diz que o Gênero Textual se caracteriza por exercer uma função social específica. Para ele, estas funções sociais são pressentidas e vivenciadas pelos usuários. Isso equivale dizer que, intuitivamente, sabemos que gênero usar em momentos específicos de interação, de acordo com a função social dele. São exemplos de gênero textual: carta pessoal, comercial, bilhete, diário pessoal, agenda, anotações.

Entendo como Tipologia textual a forma como o autor vai conduzir o texto e como Gênero Textual a função que o texto vai exercer : Informar, Lembrar, contar...

O video abaixo é um exemplo de Gênero textual que poderá ser utilizado como auxiliar na alfabetização: