segunda-feira, 4 de maio de 2009

Segunda aula de TAE LP (minha primeira)

Na minha primeira aula de TAE LP confesso que fiquei um pouco assustada, quando entrei na sala vi todos os alunos com cara de pavor e logo perguntei para minhas amigas o que estava acontecendo, elas me explicaram que teríamos que fazer um Blog que serviria de Portfólio Eletrônico e que essa seria a avaliação do período, fiquei louca na hora (rs)... Divida em grupos a turma leu um texto sobre portfólio eletrônico e tipos de avaliação, o que me ajudou bastante na compreensão de como seria esse período.
Adorei a aula sobre avaliação formativa, foi muito esclarecedora entendi que essa forma de avaliação se dá ao longo do ano letivo, ou seja, é uma avaliação contínua, através dela o professor pode identificar o nível de desenvolvimento de seus alunos coletando informações para as atividades posteriores, propiciando assim a alunos e professores avanços na aprendizagem.
Outro ponto interessante é o esclarecimento das dúvidas de conteúdos anteriores, o aluno sabe porque errou e tem a possibilidade de aprender aquilo que não ficou claro. O foco desse tipo de avaliação é o avanço nas aprendizagens.
Sempre achei que provas medem muito mais do que avaliam e que essa forma de avaliar deveria mudar, fico muito feliz em participar de um novo tipo de avaliação onde verdadeiramente o professor poderá entender os avanços e as dificuldades dos alunos.
Espero continuar tendo boas surpresas ao longo do período...
É isso aí!!!

Beijinhos e até breve!