Agora mais calma.... rs
Na quinta feira 30/04 tivemos uma aula sobre “Os processos iniciais de leitura e escrita”, o professor Ivan iniciou a aula falando sobre os avanços que a alfabetização sofreu durante as décadas e como esse processo de aprendizagem tem se dado atualmente.
O professor nos mostrou algumas estratégias que podem ser utilizadas em um ambiente alfabetizador, como por exemplo: Utilizar na sala de aula o alfabeto multilexical onde seriam utilizadas várias palavras para indicar uma só letra (A – abacate, avião, abelha), para que a criança perceba que existe um mundo por trás de cada letrinha.
Gostei muito da fala do professor com relação a valorização a bagagem que a criança traz consigo quando vem para a escola, sempre acreditei que a criança não chega à escola vazia, ela faz a todo o momento uma leitura particular do mundo que está ao seu redor através de rótulos, marcas, desenhos, entre tantas outras coisas que saltam aos seus olhos diariamente, para que essa bagagem seja aproveitada no processo de alfabetização o professor deverá explorar bastante a leitura de diversos gêneros que já estão dentro da realidade dos alunos.
Outro aspecto que considero importante é o incentivo a oralidade da criança, pois isso contribui muito para a construção da sua escrita.
Após a explicação a turma foi desafiada a em grupos desenvolver atividades voltadas para alguns objetivos que a leitura de gêneros textuais no início da alfabetização propõe, essa foi uma atividade enriquecedora, pois podemos entender um pouquinho como se dá na prática o processo de iniciação da leitura e da escrita.
Beijinhos e até breve!!
Na quinta feira 30/04 tivemos uma aula sobre “Os processos iniciais de leitura e escrita”, o professor Ivan iniciou a aula falando sobre os avanços que a alfabetização sofreu durante as décadas e como esse processo de aprendizagem tem se dado atualmente.
O professor nos mostrou algumas estratégias que podem ser utilizadas em um ambiente alfabetizador, como por exemplo: Utilizar na sala de aula o alfabeto multilexical onde seriam utilizadas várias palavras para indicar uma só letra (A – abacate, avião, abelha), para que a criança perceba que existe um mundo por trás de cada letrinha.
Gostei muito da fala do professor com relação a valorização a bagagem que a criança traz consigo quando vem para a escola, sempre acreditei que a criança não chega à escola vazia, ela faz a todo o momento uma leitura particular do mundo que está ao seu redor através de rótulos, marcas, desenhos, entre tantas outras coisas que saltam aos seus olhos diariamente, para que essa bagagem seja aproveitada no processo de alfabetização o professor deverá explorar bastante a leitura de diversos gêneros que já estão dentro da realidade dos alunos.
Outro aspecto que considero importante é o incentivo a oralidade da criança, pois isso contribui muito para a construção da sua escrita.
Após a explicação a turma foi desafiada a em grupos desenvolver atividades voltadas para alguns objetivos que a leitura de gêneros textuais no início da alfabetização propõe, essa foi uma atividade enriquecedora, pois podemos entender um pouquinho como se dá na prática o processo de iniciação da leitura e da escrita.
Beijinhos e até breve!!