O texto “Os problemas cognitivos envolvidos na construção da representação escrita da linguagem” de Emilia Ferreiro trata do desenvolvimento da leitura e da escrita e visa explicar a construção do conhecimento a partir da visão de Piaget.
A autora nos mostra a complexidade da escrita e como a aquisição do conhecimento da leitura e da escrita é um processo para a criança, por exemplo: a diferença das letras para os números, é necessário um tempo para que a criança faça essa distinção, durante todo o processo de alfabetização a criança sempre enfrentará novos problemas que precisarão do auxílio de um adulto para a resolução destes.
Para facilitar esse processo é muito importante que a criança no seu cotidiano esteja sempre em contato com textos, palavras, formas de escrita e sejam esclarecidas sobre a função dos textos apresentados.
Mesmo antes de começar a ler as crianças tentam interpretar diversos tipos de textos que encontram ao seu redor e isso deve ser aproveitado pelo educador para que a aprendizagem seja significativa, assim se tornando mais rapidamente objetiva, pois o objetivo final da leitura e da escrita é a obtenção de significado expresso linguisticamente. “Pensar e repensar o processo de alfabetização é o grande desafio que se apresenta para os professores alfabetizadores, que se vêem desafiados a compreender a lógica que a criança apresenta e fazer intervenções significativas que a levem a avançar sem lhes oferecer respostas prontas fazendo-a, a todo o tempo, o sujeito participante dessa construção.”
A autora nos mostra a complexidade da escrita e como a aquisição do conhecimento da leitura e da escrita é um processo para a criança, por exemplo: a diferença das letras para os números, é necessário um tempo para que a criança faça essa distinção, durante todo o processo de alfabetização a criança sempre enfrentará novos problemas que precisarão do auxílio de um adulto para a resolução destes.
Para facilitar esse processo é muito importante que a criança no seu cotidiano esteja sempre em contato com textos, palavras, formas de escrita e sejam esclarecidas sobre a função dos textos apresentados.
Mesmo antes de começar a ler as crianças tentam interpretar diversos tipos de textos que encontram ao seu redor e isso deve ser aproveitado pelo educador para que a aprendizagem seja significativa, assim se tornando mais rapidamente objetiva, pois o objetivo final da leitura e da escrita é a obtenção de significado expresso linguisticamente. “Pensar e repensar o processo de alfabetização é o grande desafio que se apresenta para os professores alfabetizadores, que se vêem desafiados a compreender a lógica que a criança apresenta e fazer intervenções significativas que a levem a avançar sem lhes oferecer respostas prontas fazendo-a, a todo o tempo, o sujeito participante dessa construção.”