terça-feira, 28 de julho de 2009

Considerações finais

Durante o semestre nas aulas de TAE LP I estudamos vários textos sobre os processos de leitura e escrita em crianças pequenas, alfabetização, teoria e prática, gêneros e tipos textuais, a importãncia da oralidade no processo de alfabetização, formas dinâmicas de trabalhar a Língua Portuguesa na sala de aula, entre outros assuntos importantes. Desenvolvemos o hábito de pesquisar na internet vídeos, textos, imagens ligadas a alfabetização percebendo assim que existem diversas formas de trabalhar com as crianças na sala de aula.
Para mim os objetivos traçados no ínicio do curso foram alcançados, particularmente posso dizer que aprendi muito e refleti sobre a dinâmica da sala de aula, mudei alguns conceitos e entendi que a alfabetização é um processo longo e contínuo, que depende tanto da criança, como do professor, quanto do ambiente escolar e familiar.
Uma dificuldade que apresentei no ínicio do processo que até relatei na primeira socialização, era de não conseguir relacionar a teoria com a prática, hoje percebo que elas andam de mãos dadas, e nos últimos textos e na entrevista não apresentei mais essa dificuldade, entendendo bem que elas estão interligadas.
Considero muito importante apesar de "chato" (rs) a insistência do professor em nos fazer refletir sobre os textos e as aulas, isso ajuda muito na construção do conhecimento e nos torna profissionais críticos e dinâmicos.
Com relação ao blog, nosso portfólio eletrônico, foi uma experiência única que "nos obrigou" a estar sempre refletindo e lendo sobre os assuntos estudados em sala, tenho que admitir isso me ajudou bastante a sair dessa disciplina dizendo: "Eu aprendi", confesso que ficou puxado, era muita coisa pra estudar, refletir e colocar no blog e ainda ter que utilizar outras ferramentas para dinamizar o blog às vezes era muito complicado, mas foi uma boa experiência, posso dizer que me dediquei e sempre que possível fazia novas postagens e atualizações.
Aprendi muito nesse curso e gostei dessa forma de avaliação, mas graças a Deus acabou... rsrs
Preciso de férias!!!
Beijinhos