As perguntas feitas para a professora foram as seguintes:
1. A quanto tempo você trabalha com alfabetização?
2. Quais as maiores dificuldades que você encontra para realizar esse trabalho?
3. Qual a sua opinião sobre o uso da cartilha no processo de alfabetização?
4. Qual o “método” que você utiliza para alfabetizar?
5. Quais recursos são utilizados?
6. Sabemos que ao chegar na escola o aluno já trás seu conhecimento e sua visão de mundo. Você acredita que essas experiências podem servir como ponto de partida para a alfabetização?
7. Nosso país possui variadas formas de linguagem, que se dão tanto por diferenças regionais como por diferenças culturais. Você acredita que a escola é capaz de preparar seus alunos para saberem lidar com essas diferenças?
A professora trabalha com alfabetização há 6 anos e coloca como maior dificuldade para realizar o seu trabalho a falta de recursos, com relação a cartilha, ela a utiliza e não acha que a mecanização que muitas vezes é colocada como "errada" que a cartilha proporciona a atrapalhe em seu trabalho desde que esse não seja o único método a ser utilizado, por isso ela utiliza como outros métodos a criação de músicas, histórias, entre outros recursos. Ela acredita que a experiência trazida pelo aluno é muito importante e deve ser aproveitada e que o multiculturalismo deve ser trabalhado na sala de aula.
Gostei muito da fala da professora e acredito que esse deve ser o caminho para que a alfabetização ocorra, acredito que sua prática no processo de alfabetização poderia ser mais dinâmica se houvesse um maior embasamento teórico para sua prática, foi muito bom fazer essa entrevista para entender um pouco como funciona na prática tudo o que foi estudado durante esse período na matéria de TAE LP I.
Beijinhos e até breve!!